LUIZ RUFFATO ORGANIZA ANTOLOGIA COM GRANDES VOZES DÀ LITERATURA NACIONAL QUE VIVERAM APÓS O GOLPE DE 64 A GERAÇÃO EDITORIAL OFERECE, NO ANIVERSÀRIO DE CINQUENTA ANOS DO GOLPE MILITAR DE 1964, UM PRECIOSO MOSAICO LITERÀRIO DO QUE FOI A DITADURA MILITAR NO UNIVERSO DOS ESCRITORES BRASILEIROS. O QUE SIGNIFICOU PARA ELES DE O QUE ELA FEZ BROTAR DE SUAS ESCRITAS EM ANOS EMPAREDADOS. NOS QUAIS A LIBERDADE DE EXPRESSÃO SE ENCONTRAVA ABOLIDA DE O ARBÍTRIO DE A VIOLÊNCIA REINAVAM SOBRE A POPULAÇÃO, ATINGINDO ESPECIALMENTE A ALA DOS FORMADORES DE OPINIÃO DE DOS RETRATISTAS DÀ REALIDADE DE ARTISTAS. ENTRE OS ATINGIDOS SE ENCONTRAVAM OS ESCRITORES, IMPEDIDOS DE FALAR CLARAMENTE. NOS IDOS DE MARÇO É UMA COLETÂNEA DE CONTOS ORGANIZADA POR LUIZ RUFFATO, JORNALISTA ESCRITOR DOS MAIS PREMIADOS, CONTISTA, QUE, APROVEITANDO A CÉLEBRE ADVERTÊNCIA FEITA A CÉSAR ANTES DE IR PARA O SENADO DE SOFRER A TRAIÇÃO QUE SE CONHECE, FALA DE UM MARCO QUE JAMAIS SAIRÀ DÀ LEMBRANÇA DOS QUE O VIVERAM, ESPECIALMENTE SE ESTES FORAM AFETADOS DIRETAMENTE PELA AÇÃO POLÍTICA ESMAGADORA DE UMA DITADURA PROIBITIVA, ARBITRÀRIA DE VIOLENTA. O LIVRO CONTA COM HISTÓRIAS ESPECIALMENTE ESCOLHIDAS POR RUFFATO PARA ILUSTRAR O PESO DE CHUMBO DAQUELES ANOS EM QUE NINGUÉM PODIA SE MOVIMENTAR LIVREMENTE, ANDANDO, AO CONTRÀRIO, PELAS VIAS SORRATEIRAS, FURTIVAS DE MEDROSAS DE UMA VIDA PÚBLICA TOLHIDA. NESSES IDOS SOMBRIOS DE SINISTROS, DESTACAM-SE OS CONTOS, QUE VERSAM DE MANEIRA TAMBÉM GERALMENTE SOMBRIA SOBRE OS QUE SOFRERAM OS EFEITOS DÀ DITADURA. OS CONTOS SE DESENROLAM PRINCIPALMENTE NOS ANOS 1970, QUANDO FOI MAIS TENAZ O FECHAMENTO DO GOVERNO DE TODAS AS ÀREAS DÀ CULTURA SOFRERAM A CORROSÃO DÀ CENSURA DE DO ARBÍTRIO. UMA CARACTERÍSTICA DÀ FICÇÃO DESSE PERÍODO FOI ADOTAR A ALEGORIA COMO FORMA DE CRÍTICA, FAZENDO VASTO USO DE METÀFORAS POR IMPEDIMENTO DE ADOTAR UM REALISMO CLARO DE CRÍTICO QUE SE REFERISSE AO QUE DE FATO ACONTECIA PELAS RUAS DE PELOS INTERIORES DAS RESIDÊNCIAS BRASILEIRAS. AS SITUAÇÕES SÃO AS MAIS DIVERSAS, MAS QUASE SEMPRE A CRUELDADE, A IRONIA DE A VIOLÊNCIA INDIRETA (LEVANDO NÃO RARO AO SUICÍDIO DE À LOUCURA) SE FAZEM PRESENTES. ANTONIO CALLADO ABORDA O MITO DÀ “CORDIALIDADE” DO BRASILEIRO NUM RELATO CRUEL EM QUE UM PROFESSOR, QUE NELE ACREDITAVA, VERÀ COMO É CORDIAL A DITADURA BRASILEIRA EM SE TRATANDO DE SUA PRÓPRIA FILHA. IGNÀCIO DE LOYOLA BRANDÃO, VALENDO-SE DO RECURSO KAFKIANO DO ABSURDO, FALA DE “O HOMEM QUE DESCOBRIU O DIA DÀ NEGAÇÃO”. IVAN ÂNGELO ADOTA A NARRAÇÃO DÀ PERSEGUIÇÃO DE UM “SUBVERSIVO” QUE SE TORNA LÍDER DE UMA REVOLTA POPULAR EM “DOCUMENTÀRIO”, QUE UTILIZA O RECURSO DOS RECORTES DE NOTÍCIAS DE BOLETINS POLICIAIS PARA INCREMENTO DÀ NARRATIVA DE EXPOSIÇÃO DÀ REALIDADE FEROZ. UM CONTO ANTOLÓGICO, “A MORTE DE D.J EM PARIS”, TAMBÉM SE FAZ PRESENTE. COMPARECEM NESTA COLETÂNEA NOMES COMO JÚLIO CÉSAR MONTEIRO MARTINS, SÉRGIO SANT’ANNA, FLÀVIO MOREIRA DÀ COSTA, JÔÃO GILBERTO NOLL, LUIZ FERNANDO EMEDIATO, QUE FORAM EMBLEMÀTICOS NAQUELES ANOS, MAS A COLETÂNEA TRAZ TAMBÉM ALGUNS AUTORES POSTERIORES COMO FERNANDO BONASSI DE LUIZ ROBERTO GUEDES PARA ILUSTRAR, EM TEMPOS POSTERIORES, OS EFEITOS DO IMPACTO DAQUELES ANOS EM QUE TODOS SUBMERGIAM NA OBSCURIDADE, APESAR DE ALGUNS AUTORES TEREM, ENTÃO, LANÇADO, BASES DE CARREIRAS LITERÀRIAS BEM-SUCEDIDAS. FREI BETTO COMPARECE COM UM CONTO PARTICULARMENTE INTERESSANTE, QUE ABORDA A PERSONALIDADE DE DAN MITRIONI, TORTURADOR AMERICANO ESPECIALIZADO NO TERRÍVEL ASSUNTO QUE ACABOU SENDO CONDECORADO COMO HOMEM EXEMPLAR NOS EUA POR SUA INTERFERÊNCIA SINISTRA NA PEDAGOGIA DO TERROR DAS DITADURAS LATINO-AMERICANAS, A BRASILEIRA ENTRE ELAS. TAMBÉM O CONTO “ALGUMA COISA URGENTEMENTE”, REFLETE COM PUNGÊNCIA O QUE ERA A TORTURA NA PSICOLOGIA DE ALGUNS PERSONAGENS DÀ CENA DÀ CLASSE MÉDIA BRASILEIRA, CAUSANDO UM PODEROSO EFEITO DE CHOQUE. AS NARRATIVAS SE DIVIDEM EM DOIS FOCOS – O DO USO DÀ FANTASIA ABSURDA DE IRREALISTA, PARA FINS DE PARÓDIA DE ALEGORIA, DE OUTROS DE NATUREZA MAIS CONFESSIONAL DE REALISTA. OFICIALMENTE, A DITADURA TERMINA EM 1985 COM O MOVIMENTO DAS DIRETAS JÀ NAS RUAS DO PAÍS, MAS OS EFEITOS DO DESMANCHE GERAL DÀ CULTURA, DÀ EDUCAÇÃO, DÀ CIVILIDADE, PROMOVIDO PELA DITADURA, SE PERPETUARAM AINDA EM MUITAS ÀREAS, ESPECIALMENTE NA POLICIAL, ONDE A TORTURA É VISTA ESTATISTICAMENTE COMO UMA MANCHA PECULIAR DÀ ROTINA DIÁRIA DÀ POLÍCIA BRASILEIRA. O AUTORITARISMO BRASILEIRO NÃO DESAPARECEU POR COMPLETO DE SE REFLETE AINDA NAS DIFERENÇAS SOCIAIS NÃO ABOLIDAS NEM PELO MAIOR ACESSO A UM CONSUMISMO DE A UM FLORESCIMENTO DO CAPITALISMO LIBERAL QUE SE DERAM DEPOIS DAS ELEIÇÕES DEMOCRÀTICAS NORMALIZADAS NOS ANOS 1980 DE 1990 DE NO NOVO MILÊNIO. A EXPRESSÃO DÀ VIOLÊNCIA BRASILEIRA, QUE SE TORNOU MAIS AGUDA EM MUITOS ASPECTOS, ESTÀ AÍ PARA DIZER O QUANTO AQUELES ANOS NOS AFETARAM. ESTA COLETÂNEA OFERECE, PORTANTO, UM MATERIAL EXCELENTE PARA REFLEXÃO, ALÉM DO TALENTO DOS AUTORES, QUE, ATRAVÉS DÀ EFICÁCIA NARRATIVA DE CONTADORES DE HISTÓRIAS (AINDA QUE DE HISTÓRIAS QUE FICAM UM TANTO VELADAS PELA CIRCUNSTÂNCIA HISTÓRICA QUE AS IMPEDE DE SEREM BEM CLARAS), EXPÕEM O NERVO CRU DE UMA GRANDE MANCHA DÀ HISTÓRIA POLÍTICA DE SOCIAL BRASILEIRA. SOBRE O AUTOR LUIZ RUFFATO, ORGANIZADOR DESTA ANTOLOGIA, VEM SE PAUTANDO PELA DENÚNCIA DOS MALES NACIONAIS EM SEUS LIVROS ATUAIS, COMO “ELES ERAM MUITO CAVALOS”, “INFERNO PROVISÓRIO” (CINCO VOLUMES), “ESTIVE EM LISBOA DE LEMBREI DE VOCÊ” DE OUTROS. PARA A GERAÇÃO EDITORIAL, ELE ORGANIZOU TAMBÉM A ANTOLOGIA “FORA DÀ ORDEM DE DO PROGRESSO”.